"Atualmente todos vivemos em um mundo dominado pelas máquinas. Quase não restam em nosso deteriorado planeta espaços livres, onde possamos esquecer nossa sociedade industrial e testar, sem sermos incomodados, nossas faculdades e energias primitivas. Em todos nós se esconde uma saudade do estado primogênito, com o qual podíamos calibrar-nos com a natureza e enfrentá-la, descobrindo a nós mesmos. Aqui está basicamente a razão de não haver para mim uma meta mais fascinante que esta: Um homem e uma montanha. "

(Reinhold Messner)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escalada- 1ªs agarras...

Como eu comentei num primeiro post aqui, há algum tempo eu estava querendo começar a escalar... não demorou muito e... comecei!
Mas agora, ainda só a treinar.

Comecei há uma semana atrás a frenquentar a academia de escalada "pra valer". Já tinha ido várias vezes, com o pessoal do grupo escoteiro, mas era mais uma coisa pra conhecer e se divertir um pouco, sem compromisso. 
Sempre tive uma vontade de começar a ir com frequência, mas não ia por falta de tempo, amigos pra acompanhar e até um pouco de empenho.
Mas esse ano tudo se acertou. Encontrei os amigos q curtem e tem a mesma vontade de fazer essas coisas, o tempo que tem sido tranquilo de arranjar e o empenho que tem sido máximo!

Comecei semana passada na Academia de escalada Estilo Aventura, pelo menos acho q é assim que se chama, afinal é mais chamada mesmo de "Caverninha" , pois realmente parece uma caverna lá dentro, tem várias salas cheias de vias diferentes com muitas dificuldades diferentes, e é uma academia só de boulder, então as alturas vão até uns 5m por aí, e os equipamentos são sapatilha e pó de magnésio, só. 
Quando você olha pras paredes e pros caras (já super treinados) subindo, parece que vai ser super fácil, mas na hora que se começa a escalar... No início o antebraço é o que mais sofre, mas depois vc vai aprendendo que o corpo todo tem que sofrer! hahaha
Na verdade o grande lance é aprender as técnicas pra não cansar tanto, e saber usar mais apoios, mas no começo é impossível, tudo parece muito difícil, e nos dias seguintes o corpo fica bastante dolorido. 
Outra coisa que atrapalha é a sapatilha, que é muito apertada e pra quem não está acostumado é um martírio,  e descobri também que unhas compridas atrapalham muito! hahaha


Fui com 2 amigos na 1ª vez e hoje, com 4, que assim como eu estão bem empenhados, são os mesmos do Anhangava que eu contei em outro post, a vontade de escalar todos nós já tinhamos, mas ficava sempre naquela de "um dia começamos" mas, numa das subidas, como já contei aqui, tivemos um maior impulso pra começar  numa subida ao Anhangava, em que subimos em uma daquelas rochas, que o pessoal costuma escalar, mas que nós subimos só um pouco e do jeito que deu, mais para tirar umas fotos... A partir daí a vontade de subir mais ainda e com técnica adequada aflorou e em algumas semanas seguintes fomos finalmente começar a treinar na academia. Por enquanto estamos testando, ainda não temos equipamento, mas pelo que vejo vamos ter logo, pois vamos começar a ir regularmente. 
O tempo, damos um jeito, nos dias que a aula termina mais cedo, direto pra academia de escalada, e pelo visto o mês de julho, nas férias, também vamos ir direto! 
Estamos pensando também em tentar outras academias como a Campo Base e a Via aventura, com vias mais altas,  com corda e tudo mais, uma técnica diferente. Mas pelo jeito vamos adotar a Caverninha como a nossa academia de treino mesmo, afinal o preço é muito bom e o lugar bem acessível.



Aí daqui um tempo o lance vai ser ir pra rocha meesmo, ao ar livre! Não vejo a hora, mas como ninguém quer se machucar por descuido, melhor treinar mesmo! Enquanto isso, o montanhismo por vias de trekking vai continuar rolando afinal, qualquer tipo de contato com a montanha e a natureza já  me traz uma felicidade fora do normal... 

Só pra finalizar, como não temos fotos ainda, vou colocar um trailer de um filme de escalada que um dos amigos me mandou, só pra dar vontade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário